Arbitragem de conflitos de consumo
Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel,
com sítio em www.arbitragemauto.pt/ e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

« regressar às Novidades

Saiba como cuidar da bateria do seu carro elétrico

03/03/2022

Atualmente, comprar um carro elétrico é caro. Além de não precisar de peças próprias como nos automóveis a combustão, uma das prioridades na hora da compra é a questão das baterias.

Quando se pensa em comprar um automóvel elétrico, a autonomia é uma das características mais valorizadas pelos consumidores, bem como a sua manutenção e a vida da bateria.

Quando compra um carro elétrico tem duas escolhas: incluir a bateria no preço final do carro ou fazer um aluguer de bateria à marca. Esta opção vai depender dos fabricantes e da análise realizada à utilização prevista do automóvel, isto é, os quilómetros que irá percorrer visto que as rendas das baterias também vão variar de preços conforme o uso. 

Existem certos cuidados a ter com as baterias. É crucial que fique atento às temperaturas elevadas, bom como às cargas e descargas rápidas. Para prolongar a vida da bateria, deve evitar os carregamentos rápidos.

O carregamento considerado ideal é chegar até aos 80% e evitar que descarregue a baixo dos 10%. Caso o automóvel esteja parado, não deve ter menos de 60% de carregamento.

A bateria do automóvel funciona da mesma maneira que a bateria de um telemóvel, ou seja, é inevitável que haja desgaste com o passar do tempo, por isso, devemos ter cuidado com as baterias, para que este fique saudável por muito mais tempo.

Conheça alguns cuidados que deve ter com as baterias de um carro elétrico:

  • Não deve carregar bateria até aos 100%. Como referido a cima, o ideal é carregar até aos 80%;
  • A bateria não deve ficar sem carga, vai reduzir a vida útil da mesma;
  • Se fizer uma viagem curta e tiver os componentes à temperatura perfeita, e se tiver tempo, carregue a bateria até aos 80%. Quando a bateria arrefece, perde carga mais depressa;
  • Não deixe o automóvel na rua. As baterias têm desgaste maior quando ficam ao sol e ao frio e à noite é aconselhado deixá-lo numa garagem.
  • Evite os carregamentos rápidos para ter uma bateria saudável;

A melhor forma de carregar o carro elétrico?

Existem várias formas de carregar o carro elétrico. A melhor forma de carregar é com a tomada doméstica, não esquecendo que o carregamento é mais lento. Outra opção é ter uma wallbox em casa; o carregamento vai ser mais rápido que carregar com a tomada doméstica, mas não é considerado um carregamento rápido.

Caso não possa efetuar o carregamento em casa, tem sempre a possibilidade de efetuá-lo no posto de carregamento, onde tem duas opções: carregamento normal ou o rápido. Contudo, se quiser ter uma bateria saudável, utilize o carregamento rápido apenas em situação de emergência.

 


Grupo Auto-Indistrial
O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados, mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta. Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site. Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários. | Arbitragem de Conflitos de Consumo | Livro de Reclamações Eletrónico | Política de privacidade | Intermediação de crédito